Doar muda mundos. E doar continuamente muda vidas. Com o objetivo de promover e mobilizar o Brasil para ser mais solidário e generoso, no próximo dia 28 de novembro acontece a edição 2023 do Dia de Doar.
A iniciativa visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais.
A expectativa é que milhões de pessoas sejam estimuladas no país para realizarem ações de generosidade, em uma grande onda de solidariedade. Na edição de 2021, ano que também ficou marcado pela pandemia de COVID-19, o Dia de Doar movimentou mais de R$ 2,3 milhões em doações on-line. No total, mais de 23 milhões de pessoas foram alcançadas pelas redes sociais.
Como surgiu o Dia de Doar
O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.
No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com a parceria do Instituto Mol.
Esse ano, o Dia de Doar está incentivando também a realização das campanhas comunitárias, que mobilizam recursos locais para que sejam investidos na própria comunidade. No site é possível encontrar a lista de campanhas comunitárias que já foram realizadas no país, saber como liderar uma campanha e até um modelo de projeto de lei para cidades que quiserem formalizar a celebração do Dia
Presença de fintechs
Como de costume, algumas plataformas de crowdfunding realizam ações especiais para o Dia de Doar. Confira:
Abacashi: a plataforma reduziu a taxa de todas as campanhas para 4%.
Apoia.se: No Dia de Doar 2023, a plataforma está abrindo mão do valor da taxa dos novos apoios.
EmCash: a fintech, em conjunto com o Hub Social e outros parceiros, está doando R$ 1 em alimento para cada compartilhamento de post no Instagram.
Blip: lançamento de hub de doações no WhatsApp em parceria com a fintech Efí e a plataforma Abrace uma Causa
Doare: A fintech preparou materiais de apoio para personalizar campanhas e disseminar a cultura de doação em prol das ONGs.
Mais informações estão disponíveis no site www.diadedoar.org.br, pelo email contato@diadedoar.org.br ou nas redes sociais @diadedoar.
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