top of page
granatum
WhatsApp Image 2024-08-30 at 15.05.39.jpeg

Fintechs e a Silver Economy



De acordo com o Censo Demográfico de 2022, o Brasil já conta com cerca de 32,1 milhões de idosos, o que representa cerca de 15,8% da população. O número de pessoas da terceira idade tem aumentado significativamente, com uma projeção de dobrar nas próximas duas décadas. 


E este fator não é exclusividade do Brasil, mas sim em vários outros países. Na Europa, por exemplo, a projeção é que em 2060, um a cada três habitantes terá mais de 65 anos, mostrando a inversão da pirâmide demográfica. Com isso, as formas e os hábitos de consumo tendem a se modificar, dando origem à chamada Silver Economy, ou economia prateada.


Silver Economy


A Silver Economy inclui todas as atividades econômicas, produtos e serviços destinados a satisfazer as necessidades de pessoas com mais de 50 anos. Trata-se de um conceito que surgiu no Japão, durante a década de 1970, para se referir ao mercado sênior, englobando setores como saúde, financeiro, automóveis, energia, moradia, telecomunicações, lazer e turismo.


No cenário atual, de um mundo globalizado, conectado e tecnológico, um dos grandes pilares da Silver Economy é a inovação tecnológica, inclusive dando origem a startups voltadas para a terceira idade: as SeniorTechs. Inclusive, já existem até hubs voltados para esse ecossistema, como é o caso da SeniorTech Ventures e da Ativen.


Fintechs e a Silver Economy


Incluir os idosos nas tecnologias financeiras é extremamente importante, afinal, vários serviços e produtos, além de atendimentos, passam a ser realizados por canais digitais, principalmente por meio dos smartphones. Ao mesmo tempo, este público é, muitas vezes, o alvo preferido de golpistas, com casos como falsa central telefônica, falso empréstimo consignado, “ajudas” no caixa eletrônico, golpes nas redes sociais e WhatsApp, phishing, dentre outros. Fintechs como o Nubank e o PagBank criaram inovações voltadas para os mais velhos, principalmente relacionadas à segurança do usuário.


Neste sentido, abre-se uma oportunidade para fintechs criarem soluções nichadas para a terceira idade, considerando os produtos e serviços oferecidos, a experiência do usuário, o atendimento e o suporte. Um dos casos, que infelizmente foi descontinuado, é o da Prestho. A fintech mineira criou uma tecnologia 100% digital, com jornada exclusiva voltada aos idosos, para adquirir crédito consignado.


Em operação, um dos grandes destaque de fintech voltada para a terceira idade é o Senior Bank. Trata-se de uma solução que oferece conta digital, crédito, maquininha e cartão digital, cuja missão é construir uma instituição financeira justa, amigável e transparente, que estabeleça uma relação humanizada com os clientes, em plena era digital.


Outra solução, neste caso, voltada para as próprias fintechs, é a Toolzz. Trata-se de um chatbot de atendimento para fintechs para idosos. 


Post: Blog2_Post
banner-neo-900x100.png
  • TikTok
  • Spotify
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube

©2023 por Fincatch. Orgulhosamente criado com Wix.com

FINCATCH - SOLUCOES DIGITAIS E INTELIGENCIA DE MERCADO LTDA

39.646.140/0001-77

bottom of page