As fintechs estão remodelando o setor da construção civil, oferecendo soluções financeiras inovadoras que ajudam pequenas construtoras a melhorarem sua gestão de recursos e aumentarem a rentabilidade. Em um cenário de recuperação gradual, o setor tem demonstrado avanços significativos, como apontado pela Hoff Analytics, que registrou um aumento de 9% no número de obras do 1º para o 2º trimestre de 2024. Esse crescimento foi impulsionado, em grande parte, pela região Sudeste, com destaque para o segmento residencial, que manteve sua dominância com um acréscimo de 0,8%.
As fintechs têm desempenhado um papel essencial na modernização da concessão de crédito no mercado imobiliário, especialmente no que tange às análises de crédito mais robustas e assertivas. Essas inovações substituem as práticas atuais, oferecendo às construtoras uma gama maior de informações em relação ao clientes e consequente maior assertividade nas premissas do financiamento do Pro Soluto reduzindo a inadimplências e protegendo as operações contra super endividamentos.
Outra transformação relevante impulsionada pela tecnologia no sistema financeiro é a adoção de indexadores do financiamento diferentes independente do estágio da obra como o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) no estágio inicial de obras. Essa mudança proporciona uma rentabilidade mais previsível e atrativa para as construtoras, otimizando os ganhos ao longo de todo o projeto.
Adicionalmente, essas empresas estão modernizando a gestão de cobranças, oferecendo soluções tecnológicas que substituem processos manuais ineficientes. Esse avanço reduz custos operacionais e melhora significativamente a recuperação de valores, permitindo que pequenas construtoras concentrem seus esforços em outras áreas estratégicas.
“Com o mercado em recuperação e o número crescente de obras, vemos um impacto significativo na forma como as pequenas construtoras gerenciam suas operações financeiras. Soluções como Open Finance, troca de instrumentos jurídicos na contratação dos financiamentos e a gestão tecnológica de cobranças têm trazido previsibilidade e rentabilidade ao setor”, afirma Leonardo Aguiar, head comercial da EmCash, uma fintech as a service especializada no segmento.
Os dados da Hoff Analytics reforçam o momento positivo do setor, destacando que, no 2º trimestre de 2024, foram registradas mais de 677 mil obras no Brasil. A plataforma permite acesso a informações detalhadas, como fase da obra, metragem, tipologia e construtora responsável, fornecendo uma visão abrangente para apoiar decisões estratégicas.
“Com o suporte das fintechs e o crescimento do mercado de construção, as pequenas construtoras passam a ter acesso a ferramentas avançadas que possibilitam maior controle financeiro e operacional, ajudando a impulsionar ainda mais essa recuperação do mercado imobiliário”, conclui Aguiar.
Comments