
A tecnologia ganhou destaque no segundo dia da FCE Pharma 2023, evento da indústria farmacêutica realizado no São Paulo Expo. O CHOC, primeiro hub de comunidades crypto do Brasil, realizou uma Masterclass, onde Eduardo de Paiva Gomes, Daniel de Paiva Gomes e Isac Honorato, especialistas no mercado crypto, falaram para profissionais do setor como a Blockchain e a Web3 podem impulsionar o crescimento e a transformação tanto da indústria farmacêutica, como da cosmética.
Nesta quarta-feira (14/06), foram discutidos casos de uso e impacto da blockchain no mercado farmacêutico, e o futuro dos testes clínicos por meio do metaverso. Em um de seus exemplos, Eduardo de Paiva Gomes disse que os NFTs podem servir como uma patente ou como o registro de um paciente. “Hoje você vai a um hospital e tem os seus registros lá, mas se for a outro hospital, terá que fazer todo o registro novamente. Então imagine ter esses dados em uma NFT que é interoperável em uma blockchain usada por todos os hospitais. Isso é um ponto muito relevante e me parece ser o futuro que a Web3 pode nos proporcionar”.
O metaverso também foi muito debatido durante o evento, com foco no ambiente para testes clínicos, o que pode aumentar ainda mais a legitimidade do estudo. Com a coleta de dados de um paciente, é possível misturar um conjunto de informações com os dados físico-químicos de medicamentos. Assim, cria-se um arcabouço de informações da testagem, que traz ainda mais segurança ao paciente.
No segundo dia de palestras, nesta quinta-feira, 15/06, serão debatidas as questões jurídicas e regulatórias da blockchain e criptoativos, segurança de dados e privacidade na Web3, além do futuro da regulação da blockchain no setor farmacêutico.
Comments