As análises para concessão de crédito e outros serviços financeiros exigem uma compreensão profunda e abrangente do perfil de um cliente. Enquanto adquirir novos usuários financeiros é benéfico para as instituições, aquecendo a economia, o contexto brasileiro é desafiador. De acordo com pesquisa do Instituto Locomotiva e MFM Tecnologia, oito em cada dez famílias brasileiras estão endividadas e um terço têm valores em atraso. Diante disso, a 1datapipe, empresa de soluções analíticas com IA especializada em insights do cliente e pontuações de risco para análise de crédito, identificou os principais problemas enfrentados pelos maiores bancos do Brasil quando o assunto é análise do perfil do consumidor.
Entre os desafios expressos pelas empresas, os executivos se queixam de que os modelos existentes de risco de crédito carecem de precisão, não oferecendo análises aprofundadas para uma avaliação abrangente da estabilidade de renda e comportamento de pagamento de um consumidor, resultando na perda de clientes legítimos e oportunidades de receita não aproveitadas.
Além da imprecisão, os provedores atuais de prevenção de fraudes e verificação de identidade, especialmente soluções biométricas, introduzem um excesso de atrito no processo de integração do cliente, resultando em uma queda significativa na taxa de conclusão. Esses modelos tradicionais de análise de perfil, seja pela limitação de fontes de dados, seja por erro humano, acabam gerando desperdícios desnecessários às empresas.
"No domínio da análise financeira, a visibilidade limitada dos dados nos modelos tradicionais representa sérios desafios", afirma Carey Anderson, CEO da 1datapipe. Essa limitação não apenas resulta na perda de clientes, mas influencia significativamente na otimização estratégica do tempo de vida útil de um cliente, especialmente nas fases iniciais do relacionamento com o banco, impactando, em última instância, a receita. Anderson afirma que enquanto esse atraso prejudica a integração de clientes legítimos, as brechas na análise tradicional são um terreno fértil para que fraudadores operem sem serem detectados. “A consequência é um aumento na ocorrência de falsos positivos e perdas substanciais, totalmente evitáveis, para os bancos”, acrescenta.
A aliança entre a ciência de dados de ponta e a Inteligência Artificial levou ao desenvolvimento de soluções inéditas no mercado financeiro. Desenhadas especificamente para os desafios do contexto brasileiro, as soluções, que contam com a maior base de dados nacionais do setor, transformam essas informações em inteligência acionável por meio da tecnologia de IA da 1datapipe, fornecendo uma visão completa de 360 graus dos perfis dos clientes.
As mais recentes adições ao conjunto de soluções são o Score de Estabilidade de Renda, uma avaliação da estabilidade de renda, fornecendo insights e estimativas precisas do cenário financeiro de um indivíduo, e o Score de Estilo de Vida Geográfico, que oferece percepções com base em dados geográficos e comportamentais, proporcionando um panorama abrangente para antecipar e abordar as preferências que moldam a jornada do cliente.
Além destas, a 1datapipe oferece soluções que proporcionam análises de IA e soluções de pontuação de risco para toda a jornada do cliente, incluindo:
Score de Segurança de Identidade e Fraude: Detector de fraudes diretas ou feitas por terceiros, oferecendo insights retrospectivos sobre históricos de clientes, fortalecendo-se contra fraudes geradas por IA que assume o controle de contas, identidades sintéticas e roubo de identidade.
Score de Confiança de Crédito: Elimina pontos cegos na análise de risco de crédito englobando fatores de estabilidade como renda, ativos e dívidas.
Score de Inclusão Financeira: projetada para identificar e capacitar cada consumidor com potencial confiável, de modo a incluí-lo como cliente legítimo.
Com uma equipe de classe mundial composta por cientistas de dados, engenheiros de dados, especialistas em IA e oficiais de conformidade, a 1datapipe reuniu expertise coletiva para a construção das soluções de análise de clientes impulsionada por IA. “Ao capacitar empresas com ferramentas transformadoras que redefinem a avaliação de riscos e o entendimento do consumidor damos um salto significativo rumo a um cenário financeiro mais seguro, inclusivo e informado”, conclui Anderson.
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