Metade dos bancos já usa IA para crédito e isso redefine a competitividade de bancos e fintechs
- Fincatch
- há 11 minutos
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A inteligência artificial está transformando o setor financeiro brasileiro, não apenas como uma ferramenta de automação, mas como um elemento estratégico essencial. Para se ter uma ideia dessa transformação, segundo levantamento da Cinnecta, cerca de 50% das instituições financeiras no Brasil já utilizam IA em seus processos de concessão de crédito, o que tem contribuído para maior agilidade e personalização, além de redução da inadimplência dos clientes.
Ademais, a questão da segurança cibernética tem ganhado ainda mais atenção. De acordo com dados da Topaz, em parceria com a Celent, 52% dos líderes financeiros no Brasil planejam adotar IA para detectar fraudes, mostrando um impacto considerável na visão dos executivos do setor financeiro.
Para Ariel Salles, VP de Tecnologia do Grupo Avivatec, ecossistema de soluções digitais e tecnologia de ponta, a adoção de inteligência artificial pelos bancos e fintechs representa um novo estágio de maturidade digital no setor financeiro. “Estamos vendo a IA deixar de ser uma aposta de inovação para se tornar uma ferramenta central na tomada de decisões. Ela está transformando desde a análise de crédito até a prevenção de fraudes, além de permitir que as instituições criem jornadas mais inteligentes e personalizadas para seus clientes. O que antes era um diferencial, hoje é fator de sobrevivência e competitividade”, comenta.
A afirmativa está de acordo com os dados apresentados na 27ª edição da Global CEO Survey da PwC, que aponta que 74% dos CEOs do setor financeiro no Brasil acreditam que a IA generativa será fundamental para melhorar a qualidade dos produtos e serviços que as instituições oferecem.
No campo da automatização do atendimento, a IA vem ganhando espaço rapidamente. Chatbots e assistentes virtuais otimizam o suporte, liberando os colaboradores para focar em tarefas mais complexas. De acordo com a pesquisa Febraban Tecnologia Bancária 2024, 71% dos bancos brasileiros já utilizam soluções de atendimento baseadas em IA, confirmando o papel estratégico dessas ferramentas no relacionamento com o cliente. Com isso, o resultado é uma experiência aprimorada para o cliente, além de um atendimento mais eficiente.
Além de melhorar a experiência do cliente e reduzir custos, a inovação tecnológica está transformando as decisões estratégicas. Um levantamento realizado pela Microsoft aponta que só no Brasil, 75% das micro, pequenas e médias empresas estão otimistas quanto ao impacto da IA em seus negócios. Além disso, a pesquisa mostra ainda que 77% dos tomadores de decisão acreditam que a IA agiliza processos, e 70% observam melhorias na satisfação dos clientes.
Outro diferencial proporcionado pela IA é a possibilidade de expandir as decisões importantes de forma rápida, auxiliando setores como o de conformidade, o de aplicações financeiras e o de criação. Ferramentas avançadas de machine learning, por exemplo, têm sido usadas para detectar comportamentos atípicos em operações financeiras e garantir o cumprimento regulatório de forma automatizada.
A inteligência artificial também apoia áreas essenciais como conformidade regulatória, aplicações financeiras e desenvolvimento de produtos. Ferramentas de machine learning detectam padrões fora do comum, automatizam auditorias e fortalecem a governança. Já os modelos preditivos oferecem análises em tempo real que ajudam a tomar decisões mais seguras. Num setor que muda rapidamente, a IA é a base tecnológica para testar, validar e ampliar soluções com rapidez e segurança.
“A inteligência artificial está redefinindo os limites do mercado financeiro. Ela permite decisões mais rápidas, precisas e baseadas em dados, fazendo com que as instituições estejam sempre à frente das mudanças e criem valor real para seus clientes e negócios", conclui Ariel.
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