top of page

Nova fintech brasileira unicórnio em 2023? As estatísticas dizem que sim!




Você acredita em unicórnios? Não estou falando do ser mitológico, mas sim do status que pode ser alcançado pelas startups. Uma startup passa a ser considerada unicórnio quando ela atinge o valor de mercado de US$ 1 bilhão, antes de realizarem a sua abertura de capital.


Este termo nasceu em 2013, quando o fundador da Cowboy Ventures, Aillen Lee, usou para descrever como empresas eram valorizadas em mais de 1 bilhão de dólares sem terem capital na bolsa de valores.


Para você ter uma noção, em janeiro de 2022, o mundo já somava mais de 900 startups unicórnios, de acordo com a CBInsights, número que tende a crescer cada vez mais. O Brasil conta, neste momento, com 27 unicórnios, de acordo com levantamento feito pela Snaq.


E no mundo todo, uma categoria de startup que sempre tem destaque entre os unicórnios são aquelas que oferecem soluções financeiras, as fintechs.


E olha que interessante, se depender das estatísticas, o Brasil terá pelo menos um novo unicórnio sendo representado pelas fintechs. Isto porque, desde 2018, todos os anos pelo menos uma solução financeira digital aparece na lista.


No ano de 2018 se firmaram como unicórnio 7 startups brasileiras: Nubank, Ascenty, Stone, PagSeguro, Arco, 99 e ifood. Destas, Nubank, Stone e PagSeguro são fintechs, representando 42,8%. E ainda há de se considerar os casos do ifood e da 99, que não são fintechs, mas, dentre as soluções, possuem também algumas do meio das finanças (99Pay e Movile Pay).


Em 2019 apareceram 5 unicórnios por aqui: Gympass, Loggi, QuintoAndar, Wild Life e Ebanx, sendo esta última uma fintech.


Já em 2020 foram 4: Vtex, Loft, Hotmart e Creditas. Além desta última, 100% fintech, ainda temos a Hotmart com a solução HotPay, oferecendo um sistema de pagamentos para seus usuários.


Dos últimos anos, 2021 foi o que contou com o maior número de novos unicórnios: MadeiraMadeira, Unico, Frete.com, Cloudwalk, Daki, Olist, Facily, Nuvemshop e Mercado Bitcoin (fintech).


Por fim, 2022 foi o ano com menos unicórnios aparecendo: Dock e Neon. Porém, ambas são fintechs!


Ou seja, o retrospecto é super propício para as fintechs no meio dos novos unicórnios brasileiros. Mesmo anos com menos aparições, elas estiveram presentes. Logo, podemos esperar mais alguma fintech unicórnio em 2023!




29 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
crowdtech
bottom of page