top of page
  • Foto do escritorFincatch

Novo estudo mostra perfil dos usuários de criptomoedas ao redor do mundo


criptomoedas


O mundo cripto passou por uma mudança sísmica nos últimos anos, à medida que as moedas digitais se tornaram cada vez mais populares e amplamente aceitas. Com o Bitcoin liderando, o mercado de criptomoedas atraiu milhões de usuários em todo o mundo.


Com isso, a CoinsPaid, um dos principais ecossistemas de pagamentos em criptomoedas, realizou uma profunda análise demográficados usuários de cripto, explorando suas ocupações e níveis de educação e examinou os setores onde a adoção de cripto está ganhando força.


Perfil demográfico


De acordo com a Statista, o número de usuários de criptomoedas em todo o mundo ultrapassou 400 milhões em novembro de 2022. Com o momento positivo do Bitcoin e o crescimento contínuo em 2023, estima-se que o número de usuários de criptomoedas tenha atingido aproximadamente 450-500 milhões. Apesar das oscilações do mercado e das crises econômicas globais, o aumento constante de usuários de criptomoedas demonstra a crescente adoção em massa de moedas digitais. Hoje, quase 40.000 empresas em todo o mundo aceitam o Bitcoin como forma de pagamento.


Dados da pesquisa revelam que mais de 50% dos usuários de criptomoedas têm menos de 34 anos e 54% dos investidores de criptomoedas são do sexo masculino. Além disso, mais de 40% dos usuários de criptomoedas na faixa etária abaixo de 34 anos são do sexo masculino. Esses dados pintam uma imagem do usuário médio de criptografia como um jovem do sexo masculino.


A adoção de cripto é global, mas alguns países emergiram como grandes novos mercados. Para Estefano Debernardi, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da CoinsPaid, a instabilidade econômica é um dos maiores propulsores da adoção de criptomoedas. “Países como a Nigéria, Turquia, Indonésia, Brasil e Índia vivenciam uma adoção significativa de criptomoedas, particularmente no contexto de stablecoins, cujo valor estável atraiu pessoas nessas regiões”, comenta.


Renda e Ocupação


Embora o estereótipo sugira que o usuário médio de criptomoedas é um profissional de TI, o cenário está evoluindo. Os setores de emprego mais comuns entre os usuários de criptomoedas incluem:

  • Software

  • Finanças

  • Eletrônicos

  • TI

No entanto, há uma notável redução na concentração dessas profissões, com setores como construção, artes, entretenimento e educação ganhando força. Com o aumento de 33% registrado pelo setor financeiro, ocorre também uma mudança demográfica já que as criptomoedas se tornam mais difundidas. De acordo com Estefano, “é razoável supor que, até 2025-2027, pessoas de várias ocupações e origens possuirão e usarão moedas digitais”.


Com base no índice criptográfico global da Binance, o usuário médio de criptomoedas ganha cerca de US$ 25.000 por ano, posicionando os usuários de criptomoedas na faixa da classe média alta além dos usuários de classe alta. Em relação ao nível de escolaridade, o nível médio de educação entre os usuários de criptomoedas seja equivalente a um diploma do ensino médio, mais de um quarto possui um diploma universitário - o que sinaliza a preferência por usuários instruídos sobre o assunto.


Critpomoedas na indústria


Em 2023, a indústria de iGaming se destaca como a mais correlacionada com o mercado de criptomoedas. Essa correlação decorre das inúmeras vantagens que surgem quando o jogo online encontra ativos digitais. A capacidade de facilitar transações instantâneas e sem fronteiras permite que os usuários participem convenientemente das atividades do iGaming, independentemente de sua localização geográfica. Os pagamentos em criptomoeda oferecem taxas mais baixas (cerca de 0,8%) e permitem que os usuários evitem as restrições frequentemente impostas pelos sistemas bancários tradicionais.


As criptomoedas também estão ganhando força em vários setores, levando as empresas a integrar os pagamentos criptográficos. O comércio eletrônico segue logo atrás, impulsionado pelo potencial de estorno das criptomoedas como meio de pagamento. A velocidade e as baixas taxas associadas às criptomoedas as tornam atraentes nos domínios financeiro e imobiliário. Além disso, a indústria de viagens teve um crescimento notável com empresas como a Mirai Flights, uma agência de fretamento de jatos particulares que, desde a implementação do gateway da CryptoProcessing by CoinsPaid, registrou um aumento de 30% nos lucros após a integração do processamento criptográfico.


“Há uma demanda crescente pelo uso de criptomoedas e, com isso, novas aplicações e inovações relacionados a metodos de pagamentos, estão se tornando mais acessíveis e próximos do dia a dia dos consumidores, além de trazer beneficios para ambas as partes. Usando como exemplo nosso case com a Mirai Flighsts, a empresa conseguiu reduzir até 75% em taxas e 10% de seus passageiros recorrentes migraram para ativos digitais ao comprar suas passagens, diz Debernardi”.


O que a CoinsPaid conclui com isso?


Para Estefano Debernardi, Gerente de Desenvolvimento de Negócios LATAM da CoinsPaid, o surgimento e o rápido crescimento das criptomoedas trouxeram uma mudança de paradigma no cenário financeiro global. “Conforme vemos a demografia, ocupações e setores associados à adoção de criptomoedas, fica claro que as moedas digitais não estão mais confinadas a um nicho de mercado. O número crescente de usuários de cripto, especialmente entre a geração mais jovem, significa uma mudança no cenário financeiro impulsionado pelos avanços tecnológicos.”


A integração de criptomoedas em vários setores, como iGaming, e-commerce, finanças e viagens, destaca a versatilidade e as vantagens que as moedas digitais oferecem. De taxas de transação mais baixas a transações mais rápidas e sem fronteiras, os pagamentos criptográficos fornecem benefícios tangíveis para empresas e consumidores. À medida que o mercado de criptomoedas continua a evoluir, podemos esperar maior integração das criptomoedas em diferentes setores, pois as empresas reconhecem o valor e o potencial dessa tecnologia financeira inovadora.


Segundo Estefano, a jornada de adoção de criptomoedas está longe de terminar, e o crescimento contínuo e a evolução das moedas digitais irão remodelar a forma como não só fazemos transações como também conduzimos negócios. Conforme mais indivíduos e empresas adotam criptomoedas, o cenário financeiro global passará por transformações significativas, levando a uma economia mais inclusiva e descentralizada. O caminho a seguir está repleto de possibilidades, e a adoção contínua de moedas digitais abre caminho para um futuro em que as transações financeiras serão mais eficientes, seguras e acessíveis a todos.

10 visualizações0 comentário

Comentarios


Post: Blog2_Post
crowdtech
bottom of page