• Victor Barboza

O curioso caso da fintech que empresta limites de cartão de crédito




Uma das grandes características do movimento fintech é a criação de novos tipos de soluções, inexistentes no mercado, e cobrindo algumas "lacunas" deixadas pelas insitituições financeiras tradicionais.


Veja o caso das contas digitais. Há 10 anos atrás ninguém imaginava que pudessem existir bancos nichados, como por exemplo bancos específicas para as mulheres (LadyBank), bancos das comunidades negras (Afro Bank, Conta Black e Banco Afro), o banco dos gamers (Banco Gamer), dentre vários outros casos!


Na modalidade de crédito as fintechs também trouxeram soluções bem inovadoras. Veja a modalidade P2P Lending, regulamentada pelo Banco Central como Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP). Quem poderia imaginar que quem está buscando um empréstimo poderia conseguir este com outras pessoas, de maneira coletiva, ao invés do modelo de empréstimos tradicionais, com as instituições financeiras?


Outro exemplo é o empréstimo com garantia. Esta modalidade também se “transoformou” com as fintechs, já que, algumas delas, ao invés dos modelos tradicionais com garantia de imóveis ou veículos, passam a possibilitar o uso do celular como garantia.


VirtusPay: emprestando limite do cartão de crédito e parcelando compras no boleto


A VirtusPay foi criada em 2017 e possibilita que seus usuários façam compras parceladas em em até 15 vezes sem o cartão de crédito, através do boleto. Isto acaba se tornando uma grande atração para muita gente, afinal de contas, o brasileiro gosta muito de parcelar suas compras (79% das pessoas, de acordo com o SPC Brasil), porém, nem todo mundo tem limite ou o cartão de crédito para conseguir este parcelamento. Em cima do valor da compra e em função do número de parcelas escolhidas, é aplicada uma taxa de juros de 3,9% a 7,5%.


Além disso, a VirtusPay também tem uma solução para quem tem limite do cartão de crédito sobrando. Trata-se do “Acelera Pontos”, uma forma que as pessoas “emprestam” seus limite e acabam recebendo milhas/pontos por isso.


Porém, o cenário acabou se tornando, no mínimo, delicado, para a fintech. Na última quinta-feira (14), a VirtusPay comunicou diversos clientes que emprestavam o limite de seus cartões que não realizaria o pagamento das faturas em aberto que deviriam acontecer no dia seguinte, fato que levou vários destes clientes a entrarem na Justiça.


A fintech já se pronunciou dizendo que está trabalhando para conseguir regularizar a situação, porém, para os clientes que passaram por este problema, a tranquilidade ainda está bem distante.


Conforme nosso levantamento, o Brasil conta hoje com mais de 1.600 fintechs. Desde as primeiras fintechs até o de hoje, muitas prosperaram, mas também existem vários casos de descontinuidades, falências e problemas judiciais. Isto nos mostra como é importante conhecer bem sobre a empresa na qual estamos colocando nosso dinheiro e, mais do que isso, verificar a reputação das mesmas, seja por meio das redes sociais, Reclame Aqui, Play Store e o próprio site da Fincatch.


Nunca colocar todos os ovos na mesma cesta é uma das regras das finanças que também se replicam para o mundo das fintechs. Estamos sujeitos a riscos, porém, buscar formas de mitigá-los acaba sendo algo muito importante para nosso dinheiro.


Aguardemos para ver cenas dos próximos capítulos envolvendo a VirtusPay.


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