Orquestração Antifraude e Pagamento com a Palma da Mão revolucionam segurança das Instituições
- Fincatch

- 29 de set.
- 4 min de leitura

A DINAMO Networks, especialista em segurança digital, responsável pela infraestrutura de criptografia das transações PIX e participante do projeto-piloto do Drex, entre outros projetos de segurança Nacionais, lança a solução disruptiva de orquestração antifraude, que já está sendo aplicada em cenários de alta criticidade, como bancos, hospitais, transportes, pronto-atendimentos e serviços públicos, elevando o nível de segurança digital no Brasil.
A digitalização acelerada pós pandemia e o aumento das fraudes trouxeram a necessidade do aperfeiçoamento da autenticação remota. Quanto mais digitalizado é o sistema financeiro, de saúde, dos serviços públicos em geral, mais eficazes eles são. E nesse processo, a soluções da DINAMO Networks de orquestração antifraude vem promover essa jornada contínua de inovação para o mercado.
A solução de orquestração antifraude da DINAMO possibilita o gerenciamento de autenticação composta por diversas tecnologias. Ela coordena de forma integrada e harmoniosa múltiplas funções e serviços, como:
Biometria: Para ambientes digitais (reconhecimento facial, digitais, identificação de dispositivos e biometria comportamental etc.) e presenciais (reconhecimento da palma da mão, impressoras digitais etc.).
Geração de senhas: Criação de senhas de uso único (OTP - One Time Password) para autenticação segura. As sementes são geradas dentro do Hardware Security Module (HSM), para garantir maior nível de segurança.
Custódia de Minúcias Biométricas: Armazenamento seguro de minúcias biométrica de clientes/cidadãos, além de chaves criptográficas, que protege todo o processo de orquestração, em cofre digital (HSM), meio mais seguro.
Ao integrar esses serviços em um fluxo de trabalho unificado, a solução da DINAMO reduz a chance de erros humanos e melhora a consistência e a confiabilidade das operações, garantindo a segurança e a eficiência em processos complexos.
Nesse contexto, a solução ganha relevância e reuni diferentes etapas, como a coleta de dados e verificação de documentos; validação de identidade e prevenção a fraudes por meio de recursos como face match (comparação entre a selfie e a foto do documento), prova de vida (liveness detection) que confirma se a captura é feita em tempo real, fingerprint que transforma as características únicas da impressão digital em modelo seguro.
Para Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks, a orquestração antifraude é um recurso que traz ganhos expressivos de eficiência e confiabilidade. “A integração de múltiplas tecnologias cria um fluxo de trabalho mais seguro, robusto e eficiente. Em vez de utilizar apenas um método, o sistema coordena diferentes formas de validação, adicionando camadas extras de proteção”, afirma.
Uma das recentes inovações da DINAMO nesse cenário para o mercado financeiro é o “Onboarding Digital”, processo totalmente online que permite a abertura de contas ou contratação de serviços bancários sem a necessidade de ir a uma agência física. O objetivo é oferecer uma experiência ágil, segura e transparente. O crescimento desse mercado é evidente: segundo pesquisa da consultoria Oliver Wyman, o número de contas bancárias no Brasil passou de 2,1 por indivíduo em 2015 para um total de 1,086 bilhão de contas ativas no país.
Segundo Zanini, todo o processo conta com criptografia de ponta a ponta e com o apoio de um painel de gateway que apresenta estatísticas das transações, falhas de processo e tentativas de ataque. O sistema ainda possibilita a comparação de biometrias já fornecidas pelos usuários, reforçando ainda mais a segurança das instituições financeiras. A solução já está em operação em uma grande instituição financeira brasileira, por meio do serviço em nuvem que deve alcançar mais de 160 milhões de usuários.
Autenticação pela Palma da Mão
“Palma ID” é outro lançamento inédito da DINAMO para autenticação pela leitura da palma da mão no Brasil. Muito mais eficiente do que qualquer biometria facial ou digital. Diferente do reconhecimento das linhas da pele, o sistema mapeia o padrão de veias internas, invisível a olho nu e exclusivo de cada pessoa. A tecnologia combina sensores avançados, criptografia robusta e permite liveness detection, alcançando 99,9% de segurança antifraude. “A solução está sendo muito procurada pelas empresas de arranjo fechado do mercado financeiro, pois elimina a necessidade de dispositivos, conectando diretamente o acesso às contas e carteiras digitais com garantia de não repúdio”, destaca Zanini. Para o pagamento pela palma da mão a DINAMO está em processo de homologação com as diversas bandeiras do mercado.
O pagamento pela palma da mão já é realidade em países como China, Índia e Japão e, para o executivo, representa um divisor de águas para o Brasil, pois inaugura uma nova cultura nos meios de pagamento e um grande avanço na proteção contra fraudes.A DINAMO Palma ID também pode ser aplicada em diferentes atividades, como serviços públicos de saúde, para o aumento da velocidade do check-in de pacientes e redução de contágio viral; emissão de documentos; transportes urbanos, para evitar fraudes de acessibilidade; transportes rodoviários e aeroportuários; educação, no controle de acesso de alunos e registro de presença; entre outros diversos segmentos de mercado.
Embora o Brasil seja referência mundial em tecnologia, também figura entre os países mais expostos a fraudes digitais. Nesse cenário, os métodos modernos de orquestração antifraude e a solução PalmaID se mostram essenciais para mitigar riscos bastante presentes nos mais diversos setores da economia.
.png)



















Comentários