As Stablecoins são hoje ativos digitais muito importantes, que já contribuem para a economia do país e que, com um projeto de regulamentação mais claro, que já está em curso no poder legislativo, a tendência é que aqueçam ainda mais a economia nacional no futuro, pois as regras que serão impostas vão clarear mais a mente dos investidores que transacionam esse tipo de ativo.
Esse foi o posicionamento da Onil X, uma das principais exchange de criptoativos e de ativos digitais do Brasil, durante Audiência Pública realizada ontem (05/12) na Câmara dos Deputados, onde foi representada por Cleverson Pereira, Head Educacional da Onil X.
A audiência debateu com representantes de empresas, da Receita Federal, do Banco Central e do Coaf, o Projeto de Lei n 4.474, de 2021, a principal proposta de regulamentação de criptomoedas e das stablecoins no Brasil. O projeto visa estabelecer um conjunto de regras para a utilização, emissão e negociação de ativos digitais, com foco na proteção de investidores, prevenção de crimes como lavagem de dinheiro via moedas digitais, e controle dos ativos digitais dentro do sistema financeiro nacional.
Diferentemente das criptomoedas mais conhecidas como Bitcoin e Ethereum, as Stablecoins são criptomoedas cujo valor está atrelado a um ativo estável, como dólar ou o euro, e, desde 2021, têm ganhado destaque no mercado, por sua maior estabilidade em relação a moedas digitais mais voláteis. Desde então, com as Stablecoins ganhando projeção e preferência dos investidores, foi proposto o projeto de lei para regulamentar o uso dessas moedas digitais no Brasil.
Especializada em ativos digitais, a Onil X trabalha com a Stablecoin USDT, cujo valor é atrelado ao dólar, possibilitando aos seus clientes a compra, posicionamento, e venda dessa moeda digital.
“Por serem atreladas a ativos de valor, as Stablecoins são menos voláteis que as demais. Acreditamos que esse é o caminho para a regulamentação das moedas digitais no Brasil, o atrelamento a ativos de valor. Por isso, também acreditamos que a regulamentação das Stablecoins, além de regulamentar o mercado, também será muito importante para a educação das pessoas sobre os ativos digitais, algo que nós da Onil X temos muito em consideração, com nosso braço educacional, que visa educar pessoas sobre como investir em ativos digitais”, afirmou Pereira.
Comentarios