top of page
Foto do escritorFincatch

Surpreendente! Mercado Pago registra 25% de aumento no volume de vendas na semana da Black Friday


mercado pago

Na maior Black Friday dos 20 anos do Mercado Pago, o banco digital segue cada vez mais integrado ao Mercado Livre, unindo a força do seu ecossistema para apoiar consumidores e vendedores. E como resultado dessa sinergia, nos primeiros dias da semana que mais movimenta o varejo, o Mercado Pago já registra um aumento de 25% no volume de vendas, comparando de 18 a 21 de novembro aos dias da semana equivalentes ao ano anterior (19 a 22 de novembro).


“Esses números refletem a assertividade da nossa estratégia em tangibilizar as vantagens do nosso ecossistema para os clientes, em ações nunca antes feitas pelo banco digital, como geração de cupons e descontos”, afirma Daniel Davanço, Country Head de Pagamentos para Empresas do Mercado Pago. “Estamos olhando atentamente para a data para apoiar nossos vendedores e clientes e, já notamos que, embora ainda haja uma grande preferência dos consumidores por cartão de crédito, o Pix também vem ganhando espaço e o uso desse meio de pagamento mais do que duplicou nesta semana de Black Friday”.


Até o momento, os segmentos que mais estão vendendo na Black Friday são serviços, eletroeletrônicos, saúde e bem-estar e moda. O dia 17 de novembro foi o que mais movimentou o varejo como um todo durante este mês de novembro.


Mercado Pago ainda mais forte como parceiro de negócio durante a Black Friday


Além desse forte movimento relacionado ao Pix, Claudianne Andrade, head de operações do Mercado Pago no Brasil, destaca que o aumento da adesão ao uso do cartão por aproximação (tecnologia NFC) também tem sido um grande impulsionador para as PMEs diante do aumento dessa demanda por parte dos consumidores.


E, desde abril deste ano, a Point Tap (solução que transforma o smartphone em maquininha) também tem atendido muito bem essa demanda das PMEs. “Enxergamos um aumento de 25% no tíquete-médio de transações com essa solução comparando o segundo com o terceiro trimestre deste ano”, conta Claudianne.


Mais de 3 em cada 10 PMEs esperam faturar 20% a mais este ano


Para embasar as ações de apoio na preparação dos vendedores para a data, o Mercado Pago realizou uma pesquisa com mais de 6 mil PMEs. Desse total, 77% afirmam estar otimistas e 35% esperam faturar 20% a mais do que na edição passada. O estudo revela ainda que os vendedores estão apostando mais em volume de vendas: 64% esperam um tíquete-médio de até R$ 100.


Outro destaque do levantamento é que mais da metade (58%) das PMEs já percebeu as oportunidades da antecipação da data: 1 a cada 3 vendedores começaram as promoções em outubro, enquanto 30% no início de novembro. Mais da metade (52%) dos entrevistados está apostando na realização de mais promoções e o Pix tem sido a grande aposta dos vendedores.


Para incentivar o uso do Pix, a maioria (82%) dos vendedores pretende oferecer alguma vantagem aos consumidores, sendo que 89% pretendem dar mais descontos para quem pagar com este meio de pagamento. “A estratégia de incentivar o pagamento por Pix oferecendo mais descontos na Black Friday teve aumento de 34 pontos percentuais em relação ao ano anterior”, comenta Davanço.


Cupons de desconto de até R$1.000 para compras no Mercado Livre utilizando saldo em conta no Mercado Pago


Com o objetivo de acompanhar o movimento do varejo, o Mercado Pago lança o maior cupom de desconto da história em parceria com o Mercado Livre. Em continuação a campanha “Tá na Mão” do marketplace, o banco digital está liberando, a partir de hoje até 27 de novembro de 2023, em dias e horários específicos, três cupons com descontos exclusivos, em dias distintos, após um “aperto de mão + campainha” durante a programação de entretenimento da Globo para pagamentos com saldo em conta do Mercado Pago em compras realizadas pelo aplicativo e site do Mercado Livre.


No dia 23 de novembro, durante o Programa Encontro, foi liberado o cupom de R$500 para compras a partir de R$700. Já no dia 25 de novembro, no Programa Altas Horas, o banco digital irá disponibilizar o cupom de R$1.000 para compras a partir de R$1.200. E para fechar essa ação exclusiva, o último cupom de R$500 (compras a partir de R$700)* vai ao ar no dia 27 de novembro também no Programa Encontro.


“Essa ação faz parte de uma ampla estratégia do banco digital para essa Black Friday, que teve início no começo de novembro com cupom de desconto que vão de R$ 35** a R$ 70 para novos usuários, que utilizem saldo em conta, e para quem já tem crédito pré-aprovado, pedir o seu cartão e pagar as compras no Mercado Livre”, comenta Davanço. “E já estamos colhendo resultados positivos diretamente nos negócios da companhia. Em novembro, tivemos o maior pico de downloads do aplicativo do banco digital nos últimos 18 meses”.



6 visualizações0 comentário