top of page
  • Foto do escritorFincatch

Veja como aproveitar o 13º Salário com inteligência e ter um fim de ano financeiramente saudável


salario

À medida em que o final do ano se aproxima, aumenta a expectativa de milhões de brasileiros para receber o décimo terceiro salário, um benefício garantido por lei que representa mais do que uma “recompensa”, é uma oportunidade para celebrar, quitar dívidas e se planejar para o futuro.


O décimo terceiro é um dos momentos mais aguardados pelos trabalhadores e, para aproveitá-lo ao máximo, é importante lembrar que um planejamento financeiro é fundamental. Avaliar despesas, metas e necessidades é o primeiro passo antes de começar a gastar esse benefício, por isso o Nossbank separou algumas dicas que vão lhe ajudar a utilizar o décimo terceiro salário de forma consciente e responsável. Confira:

  • Planejamento Financeiro - Antes de gastar o décimo terceiro é aconselhável criar um plano financeiro. Tenha consciência sobre suas dívidas e separe parte do benefício para quitá-las. É importante avaliar suas despesas e necessidades para o fim do ano e gastar somente com o necessário.

  • Reserva de Emergência - Situações inesperadas podem acontecer, portanto, manter uma reserva de emergência é fundamental para lidar com esses momentos de “surpresas” como despesas médicas ou imprevistos financeiros.

  • Investimentos Inteligentes - Considere investir uma pequena parte do décimo terceiro em opções de baixo risco como poupança, CDBs ou fundos de renda fixa,o que pode ajudar seu dinheiro a crescer ao longo do tempo.

  • Realize sonhos e metas pessoais - É recomendado evitar gastos impulsivos, mas se você tem sonhos de longo prazo como comprar um carro, viajar ou adquirir seu imóvel, considere utilizar parte do décimo terceiro para iniciar ou dar um impulso nesses planos.

O 13º é um benefício dos trabalhadores, aposentados, pensionistas e todos que tenham trabalhado com carteira assinada por pelo menos 15 dias. Mulheres em licença-maternidade e trabalhadores afastados por motivo de saúde ou acidente também recebem o décimo terceiro.


Em casos de demissão sem justa causa, o valor deve ser calculado de forma proporcional ao tempo de serviço e pago junto com a rescisão. Entretanto, no caso de demissão por justa causa, o trabalhador não tem direito a esse benefício.


O décimo terceiro deve ser disponibilizado em duas parcelas, sendo a primeira metade de fevereiro até o final de novembro, e a segunda parte até o dia 20 de dezembro, conforme estipulado pelo Decreto 57.155, de 3 de novembro de 1965.


Na primeira parcela, o empregado recebe o equivalente a 50% de seu salário atual, sem a aplicação de descontos de impostos ou benefícios e na segunda parcela, um valor menos já com os descontos referentes ao Imposto de Renda e a contribuição ao INSS.

Nesse momento, quando surgens várias dúvidas sobre a melhor forma de utilizar esse benefício, o Nossbank está comprometido em ajudar seus clientes a usar o décimo terceiro de forma inteligente.


Aproveite os recursos e serviços que a nossa fintech oferece para lhe ajudar a tomar as melhores decisões e transformar seu décimo terceiro em uma oportunidade para fortalecer suas finanças pessoais. Para saber mais sobre o Nossbank acesse o site https://www.nossbank.com.br/

6 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page