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Campanha "Sem Susto com INSS" é iniciativa de fintech para evitar fraudes e melhorar a educação digital

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Um cenário alarmante acendeu o sinal de alerta entre beneficiários do INSS, com 58% das pessoas compartilhando que já sofreram ou conhecem alguém que foi vítima de golpes relacionados ao Instituto


A informação faz parte de uma pesquisa inédita realizada pela fintech meutudo, com 27.418 respondentes, que mapeou os principais tipos de fraudes, seus impactos financeiros e o nível de conscientização da população sobre o tema. 


Como resposta, a empresa lançou a campanha “Sem Susto com INSS”, com o objetivo de informar, orientar e proteger não apenas aposentados e pensionistas, mas também seus familiares — filhos, netos e cuidadores — que atuam como rede de apoio contra golpes e desinformação. Com uma linguagem simples, segura e digital, a meutudo aposta na transparência para ampliar a confiança dos beneficiários durante momentos de incerteza, reforçando seu compromisso em ser uma aliada em todas as fases da vida.

A iniciativa reúne nomes como o ator Ary Fontoura — embaixador da marca —, a atriz Duda Reis e o influenciador digital Theodoro. A escolha estratégica dos porta-vozes reflete o compromisso da marca em dialogar com diferentes gerações, promovendo uma rede de apoio que começa dentro de casa. 


A ação será veiculada em plataformas como TikTok, Instagram, YouTube e Facebook, e tem como foco não apenas o público idoso, mas também filhos, netos e cuidadores que podem agir como agentes de prevenção.


A gravidade do problema é refletida nos dados, já que, de acordo com a pesquisa realizada em julho de 2025 pela fintech, 30% dos beneficiários do INSS já sofreram algum tipo de fraude, destes,  47% dos golpes envolvem empréstimos ou cartões consignados falsos, e 38% já sofreram descontos indevidos em seus benefícios


Além disso, entre os que foram impactados, 43% notaram desde o primeiro desconto, e 60% esperam ressarcimento pelos prejuízos. Contudo, 61% dos entrevistados dizem acompanhar mensalmente os extratos do INSS, mostrando uma postura atenta, porém ainda vulnerável.


Diante desse cenário, a meutudo reforça a importância de um posicionamento ativo e acessível. 


“A confiança de uma marca se constrói com clareza, empatia e presença nos momentos decisivos. Por isso, estamos usando a força das redes sociais para ativar uma rede de apoio que começa dentro de casa, com filhos, netos e cuidadores que podem ajudar a evitar golpes e desinformação”, afirma Matheus Rizo, gerente de marketing da meutudo.


Além dos conteúdos educativos nas redes sociais, a campanha reforça o uso gratuito do Meu Benefício, uma ferramenta desenvolvida pela fintech que permite ao usuário consultar sua margem consignável, contratos ativos e fazer simulações de portabilidade de crédito


É mais uma forma de devolver o controle às mãos do beneficiário, de forma simples e digital.


Com mais de 16 milhões de clientes atendidos e R$ 11 bilhões em crédito originado, a meutudo se consolidou como a principal fintech de crédito consignado 100% digital do país. 


Nos últimos anos, ampliou sua atuação com produtos como Refinanciamento, Pix Parcelado INSS, Antecipação do Saque-aniversário do FGTS, Cartão Benefício e o Seguro Vida Protegida, além de ser pioneira no lançamento do Crédito do Trabalhador — o Consignado Privado CLT.

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