top of page

Fintech da área de saúde dobra de tamanho e será acelerada pela Endeavor


mitfokus


A Mitfokus – empresa especializada em contabilidade para médicos e negócios na área de saúde – é uma das 40 contempladas no primeiro semestre de 2024 pela rede de apoio ao empreendedorismo da Endeavor. A healthtech se integra ao programa de aceleração Scale-UP Endeavor, que vai atender nesta primeira turma do ano 40 empresas, de diferentes setores.


A notícia celebra um início de 2024 promissor. Depois de um 2023 marcado por aportes de investimentos, lançamento de um aplicativo para facilitar a rotina dos médicos e formalização de grandes parcerias, a Mitfokus inicia 2024 consolidada como referência na área contábil para médicos e planejando novas ações para expansão.


Fundada em 2019, a empresa criada a partir da dor de um médico que pagava muito em impostos, dobrou de tamanho em 2023. Hoje conta com mais de 3 mil clientes em 24 estados, e dispõe de um time de 50 colaboradores. A aceleração do Scale-UP Endeavor vem para que a healthtech mantenha o ritmo de crescimento acelerado.


A Mitfokus foi fundada pela administradora Júlia Lázaro, especialista em planejamento tributário para médicos e CEO da empresa. Dessa forma, carrega desde a origem uma cultura de diversidade e inclusão, conforme destaca a executiva. “Trata-se de uma diversidade de gênero, regional e étnica-racial”, afirma. De acordo com ela, 65% do quadro de funcionários é formado por mulheres.


Aliás, tal perfil foi importante para que a Mitfokus integrasse o Scale-Up Endeavor. “Das 40 empresas a serem aceleradas pelo programa, 12 têm fundadoras mulheres, sendo seis exercendo cargo de CEOs. Além disso, abragem empresas com 12 pessoas fundadoras negras e 11 pessoas empreendedoras fora do eixo Sudeste-Sul”, relata Júlia Lázaro.


INVESTIMENTOS E SOLUÇÕES


Em 2023, a Mitfokus recebeu um novo aporte de investimento da Bossanova, consolidando a parceria iniciada em 2022, quando o mesmo fundo de venture capital já havia investido na healthtech. Os aportes foram direcionados para inovações tecnológicas, incluindo a criação de um aplicativo financeiro e contábil. Esse aplicativo foi desenvolvido com funcionalidades específicas para atender às necessidades dos profissionais da área médica. A solução, acessível pela palma da mão, complementa o software da empresa.


O aplicativo Mitfokus facilita o processo de emissão de notas fiscais, calcula as alíquotas de tributos de maneira automática, assegura que os profissionais não esqueçam de pagar impostos, promove a gestão de documentos do CNPJ médico de forma centralizada e segura, entre outras vantagens. A solução contribui para simplificar e descomplicar os procedimentos contábeis, tornando-os mais acessíveis e menos burocráticos.


EDUCAÇÃO FINANCEIRA


Uma preocupação da Mitfokus, ressalta Júlia Lázaro, tem sido com a educação financeira médica. Em 2023, a healthtech firmou parceria com várias instituições com o objetivo de capacitar médicos para gerenciarem suas finanças de forma mais eficiente.

“As aulas são ministradas por especialistas de nosso time”, informa a CEO. “Eles ensinam os conceitos-chave da área, a importância do planejamento tributário, como aproveitar benefícios fiscais legais que reduzem a carga tributária e, acima de tudo, como ter eficiência financeira para seus negócios na área da saúde”, enumera.


Uma das vantagens do curso é que, ao contrário de orientações financeiras generalistas, o conteúdo é elaborado levando em consideração as situações específicas enfrentadas pelos profissionais médicos no dia a dia. “Com estudos de casos e uma abordagem didática descontraída, as aulas se tornam bastante atrativas, proporcionando aos participantes uma experiência prática e adaptada à sua realidade financeira”, considera Júlia Lázaro.

21 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
crowdtech
bottom of page