Tecnologia redefine relação entre instituições financeiras e consumidores e impulsiona novos serviços digitais
- Fincatch
- há 5 dias
- 3 min de leitura

A transformação digital do setor financeiro brasileiro segue em ritmo acelerado e contínuo. Nos últimos anos, soluções como o PIX, o DDA (Débito Direto Autorizado) e o Open Finance deixaram de ser apenas inovações para se tornarem parte essencial do dia a dia da população e dos negócios. Por trás dessa evolução está o papel fundamental da tecnologia, especialmente a desenvolvida em solo brasileiro. Hoje, além de conveniência, os clientes exigem jornadas fluidas entre canais, processos simples, segurança sem fricção e experiências personalizadas. De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), R$ 47 bilhões serão investidos nessa área em 2025 – 13% a mais do que no ano passado.
A AMcom, empresa especializada em soluções digitais personalizadas, tem sido parceira estratégica nesse processo, ajudando grandes players do setor a entregar experiências centradas no usuário, com escalabilidade e confiabilidade. “O Brasil vive um momento único em termos de maturidade tecnológica quando falamos da área bancária. As instituições não estão apenas investindo em inovação: estão construindo ecossistemas digitais capazes de antecipar as necessidades dos consumidores, transformar dados em inteligência e criar jornadas omnichannel cada vez mais intuitivas. Nossa atuação tem sido justamente a de acelerar essa entrega com soluções sob medida para cada desafio de negócio”, afirma José Gasque Jr., Chief Sales Officer (CSO) da AMcom.
A atuação da empresa envolve desde a modernização de arquiteturas legadas até o desenvolvimento de novas plataformas, passando por aplicações em nuvem, automação de processos, segurança de dados e implementação de APIs integradas aos sistemas de Open Finance. Para garantir conformidade com as necessidades regulatórias de setores críticos como o de finanças, a AMcom conta com time especialista em governança e compliance, além de políticas de respostas a incidentes e ações de proteção de dados alinhadas às boas práticas globais.
Além de impactar diretamente o consumidor final, as soluções otimizam rotinas internas e dão aos profissionais mais inteligência, rapidez e confiança para a tomada de decisão. O uso de data & analytics e inteligência artificial, por exemplo, potencializa a análise de grandes volumes de informações, permitindo desde recomendações personalizadas até a prevenção de fraudes em tempo real.
Do processo interno para a entrega ao consumidor
Um dos projetos conduzidos pela AMcom foi realizado por uma grande cooperativa de crédito do país. A iniciativa visou melhorar a produtividade e agilidade na gestão do Fundo de Abertura de Ponto de Atendimento (FAP), que tem como objetivo fomentar a abertura e manutenção de Pontos de Atendimento (PA) das cooperativas filiadas. Com a atualização do sistema houve automatização de processos de gestão e agilidade no gerenciamento de liberação de aportes. Na prática, a tecnologia levou 40% mais produtividade para o FAP, garantindo que os colaboradores pudessem agilizar entregas, com segurança e compliance.
A otimização de assembleias, com uma solução personalizada para a gestão dos eventos e contato com o cooperado, agilizando a prestação de contas, é outro projeto desenvolvido pela AMcom para um sistema de cooperativas de crédito brasileiro. Além disso, projetos voltados a ampliar a oferta de serviços digitais incorporam inteligência artificial e data & analytics, proporcionando análises estratégicas de comportamento e novas oportunidades de negócios junto aos clientes.
“Com a abertura de dados, as empresas conseguem mapear melhor o comportamento do usuário e entregar ofertas mais alinhadas ao seu perfil e momento de vida. Isso só é possível com uma infraestrutura robusta, segura e orientada à experiência. Os bancos precisam de parceiros sólidos, com profundo compromisso com compliance e governança, para sustentar esse movimento de inovação com responsabilidade. É justamente essa credibilidade que temos construído lado a lado com nossos clientes”, complementa Gasque.