top of page

Banco BV faz verificação de renda de consumidores utilizando inteligência de dados da klavi


inteligência


O Banco BV, uma das maiores instituições financeiras do país – tem sido um case de sucesso da aplicação do novo produto Identificação de Renda da klavi – empresa de inteligência de dados que utiliza principalmente dados do Open Finance e Open Data para suas soluções. O lançamento da Renda Verificada e Renda Estimada já proporcionou ao BV melhoria na mensuração do limite de crédito do cliente, proporcionando um aumento médio de 30% nos limites pré-aprovados e permitiu impactar o dobro da quantidade de clientes com os dados de Open Finance.

 

A solução da Klavi está integrada com a esteira de crédito do BV e já impacta todos os produtos de crédito do varejo, dos quais se destacam o financiamento de veículos, empréstimo pessoal e o cartão de crédito.

 

O novo produto se trata de um motor de análise com inteligência de dados que consegue identificar a renda das pessoas que passam pela jornada de Open Finance de forma mais completa e otimizada. Hoje, o Banco BV utiliza a solução para comprovar a renda de seus clientes de forma rápida e segura, identificando com maior assertividade a renda real desses clientes. 

 

“O ecossistema financeiro passa por uma transformação sem precedentes, e todas essas mudanças exigem tomadas de decisão mais ágeis e assertivas. Com a inteligência de dados da Klavi, conseguimos oferecer soluções de crédito mais adequadas para o cliente e manter uma experiência fluida, 100% digital.”, explica Ricardo Sanfelice, Diretor Executivo de Clientes, Produtos e Inovação no Banco BV

 

A renda verificada é calculada usando entradas financeiras, como: entradas de salário (sejam elas entradas de pessoas que recebem por meio do regime CLT de empresas privadas, funcionários públicos ou até mesmo PJ), INSS e suporte do governo. Já a renda estimada é calculada usando modelos avançados de IA, que analisam gastos, limites de crédito, saídas financeiras e demais informações de contas para estimar o fluxo de renda da pessoa. 

 

Com a solução da klavi, indicadores de estabilidade ajudam a identificar e analisar por quanto tempo a pessoa recebe aquela renda, quão estável ela é mês a mês e a calibrar o seu apetite de risco. “A necessidade de criação do produto veio da percepção de que as instituições financeiras e empresas no mercado tinham dificuldade em verificar a renda para determinados grupos de consumidores, como os trabalhadores informais que são uma parcela relevante no Brasil”, explica Bruno Chan, CEO e Cofundador da klavi. 

 

O objetivo do novo produto, segundo Chan, é ajudar a calcular a renda daqueles clientes que o mercado não consegue estimar com acuracidade, além de apoiar as empresas a compreenderem a renda real de seus consumidores, sem a necessidade de envio de holerites ou comprovantes de rendimentos – o que pode ser uma experiência mais complexa, além de ser mais sujeita a fraude. 

 

"Conseguimos, com o novo produto, comprovar a renda real de uma pessoa, informando inclusive a origem dela (CLT, INSS ou funcionário público, por exemplo). Além disso, com o Open Finance, conseguimos visualizar todas as informações de movimentações financeiras dos clientes nos demais bancos e instituições, trazendo uma visão mais holística e real da sua renda estimada", complementa Bruno Chan.

 

A expectativa, com o lançamento do produto, é expandir a atuação da klavi para as instituições que visam mensurar a renda de seus clientes e tomar decisões mais seguras. "Esperamos que o produto seja um dos pilares de crescimento da klavi em 2024. Estamos há mais de 6 meses estudando o melhor formato para desenvolver uma solução inovadora, capaz de gerar apetite de risco e novos negócios, e, para isso, foi essencial ouvir as dores do mercado. Esse case com o Banco BV é um exemplo de que a inteligência de dados é extremamente eficaz quando bem aplicada", finaliza o CEO, da klavi.

18 visualizações0 comentário

Comentários


Post: Blog2_Post
crowdtech
bottom of page