top of page

Empresa de tokenização lança solução para instituições financeiras construírem contratos inteligentes em total conformidade regulatória


tokenização


O desenvolvimento do DREX, moeda digital do Banco Central, trouxe o ambiente financeiro para mais perto do universo blockchain, provocando a necessidade de realinhamento tecnológico das Instituições Financeiras.


Pensando nisso, a Infratoken, empresa focada no desenvolvimento de ferramentas de gestão de ativos financeiros tokenizados, lança uma funcionalidade que permite que instituições financeiras implementem medidas de compliance diretamente no código dos tokens (leia-se, na criação dos Contratos Inteligentes). Chamada de “compliance by design”, ela assegura que as IFs possam construir contratos inteligentes com suas próprias regras, e em total conformidade regulatória.


Associada a um painel de gestão de white label com tokenização multi-rede, a ferramenta de compliance permite que Instituições Financeiras definam regras como o país que o ativo tokenizado pode ser ofertado, regras de KYC que podem ser integradas com serviços de terceiros, limite de valor de transação máxima por dia, dentre outras regras fundamentais para uma operação envolvendo tokenização. 


Dentre os diferenciais da solução, estão: 


  • Compliance Regulatório Integrado: a ferramenta garante que as transferências de tokens só ocorram quando as regras de compliance específicas do setor financeiro são cumpridas;

  • ONCHAINID para Identidade Digital: incorporação de identidade digital para garantir que apenas participantes verificados e autorizados possam interagir com os tokens, essencial para instituições financeiras sujeitas a rigorosas verificações de KYC e AML.

  • Gerenciamento de Tokens Permissionados: capacidade de emitir e gerenciar tokens permissionados que aderem a regulamentos específicos, como os relativos a valores mobiliários.

  • Automatização do Cumprimento de Regras: as regras de investimento e ofertas são codificadas nos tokens, automatizando a aderência às regulamentações financeiras.

  • Suporte a Ativos financeiros e os mais diversos ativos do Mundo Real (RWA): facilita a tokenização de ativos tradicionais e complexos, como dívidas, derivativos e mercadorias em conformidade com os regramentos da CVM e do BACEN.

Caroline Nunes, CPO da Infratoken, explica que a integração crescente de criptoativos com o setor financeiro tradicional pode aumentar as interconexões e potencializar o impacto de eventos adversos em um sistema mais amplo. 


“A tecnologia blockchain subjacente aos criptoativos tem potencial para remodelar atividades no setor financeiro tradicional, criando novos ativos e meios de intermediação. Serviços como empréstimo, troca, gestão de investimentos e seguros, já disponíveis no setor financeiro tradicional, agora também são facilitados pela tecnologia blockchain, embora ainda sejam concentrados em mercados descentralizados relativamente pequenos em comparação ao setor financeiro em geral”, ressalta a executiva.  

10 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
crowdtech
bottom of page