top of page
  • Foto do escritorFincatch

Fintechs oferecem (cada vez mais) soluções alinhadas à pauta ESG

Atualizado: 20 de dez. de 2022




A pauta ESG faz parte, cada vez mais, do cotiado de empresas de diversos setores. E isto não é diferente quando falamos das fintechs. Cada vez mais surgem iniciativas financeiras digitais que oferecem soluções que contribuem para os pilares Ambiental, Social e de Governança.


A Pauta ESG


O termo ESG é o acrônimo para Environmental, Social and corporate Governance, que. traduzida para o português, significa Ambiental, Social e Governança.


A pauta Ambiental se refere ao conjunto de diretrizes e informações relacionadas ao meio ambiente, a sua preservação, o emprego de métodos produtivos sustentáveis e que não o agridam ou o façam minimamente, produção e descarte de lixo, extrativismo mineral e vegetal, as consequências climáticas que todas essas ações produzem e ainda uma longa lista de questões que afetam em diferentes graus o meio ambiente.


A pauta Social, por sua vez, se refere ao conjunto de políticas que objetivam prover condições dignas e humanas, igualitárias e de bem-estar geral, internamente aos colaboradores da corporação e externamente, na sociedade da qual ela faz parte.


Por fim, a pauta Governança leva às corporações mecanismos diversos de administração baseada em transparência, monitoramento e controle, relacionamento entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e demais interessados, bem como instituir boas práticas, visando seu desenvolvimento ao longo do tempo.


Fintechs com soluções ESG


Um movimento muito interessante vem acontecendo no mundo das fintechs. Cada vez mais surgem iniciativas nichadas e atreladas a alguns princípios, como por exemplo a próprio pauta ESG.


Pensando nisso, a Fincatch, plataforma de dados e reviews sobre as fintechs brasileiras, e a Ambiental Jr., Empresa Júnior da Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Viçosa (UFV) realizaram em conjunto um anuário com a seleção de fintechs que oferecem soluções alinhadas a cada um dos pilares da pauta ESG.


Foram selecionadas 62 fintechs que oferecem alguma solução alinhada a cada um dos pilares da pauta ESG.


O material é 100% gratuito e pode ser adquirido por meio deste link.







49 visualizações0 comentário

Comentários


Post: Blog2_Post
crowdtech
bottom of page