top of page

Open Finance: Banco Central anuncia INIT como novo membro da estrutura de governança


init


Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (4), o Banco Central anunciou um novo conjunto de medidas para o avanço  do Open Finance no sistema financeiro, com melhorias de simplificação da jornada de iniciação de pagamentos e detalhes sobre a regulamentação da estrutura definitiva da governança. 


A INIT - Associação dos Iniciadores de Transição de Pagamentos – ITPs está entre os dois novos membros que irão compor a estrutura de governança do Open Finance, com atuação relevante no fortalecimento da  representação dos ITPs no ecossistema. 


“Esse é um momento esperado por nós desde a nossa fundação, em 2022. O ITP é uma figura regulatória criada para o Open Finance e que tem muito a contribuir nas discussões com o mercado, alavancando as iniciativas do Banco Central, que já trazem muitos benefícios para a sociedade. A defesa dos usuários finais dos ITPs guiarão nosso posicionamento e nossas propostas de melhorias”, afirmou o presidente da INIT, Gustavo Lino após o anúncio. 


Segundo o diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, a regulamentação da estrutura definitiva da governança já estava sendo discutida há algum tempo e este é um passo importante na consolidação do Open Finance. “A partir de agora teremos um corpo técnico estruturado, com CNPJ próprio e equipes com objetivos e metas que irão contribuir muito no desenvolvimento do ecossistema e também de produtos e serviços”, comentou.


Na prática, a INIT agora poderá colaborar de forma mais direta com as demais associações e o próprio Banco Central nas discussões técnicas e estratégicas que definem os próximos passos do Open Finance. “Essa mudança representa um marco importante de amadurecimento e representatividade do ecossistema, reforçando o foco em inovação e competição do Banco Central, algo que também está presente no DNA da INIT e de seus associados”, afirmou Lino.


O anúncio de novos membros na estrutura de governança marca uma nova etapa institucional do Open Finance, que já traz inúmeros benefícios tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Ao longo dos próximos anos, as medidas deverão reorganizar a forma como o sistema financeiro se apresenta no Brasil, trazendo maior competitividade e colocando o usuário no centro das decisões para novos produtos e funcionalidades.


Gustavo reforça ainda que a INIT está pronta e estruturada para seguir contribuindo com a evolução do Open Finance, de forma técnica e propositiva. “Nosso objetivo é trazer cada vez mais o usuário, tanto Pessoa Física quanto Jurídica, para perto dos benefícios do Open Finance, contribuindo para a expansão dos casos de uso, o que já estamos observando acontecer na prática. A participação direta de nossos associados nas discussões pode contribuir, e muito, considerando a diversidade de modelos de negócio e nichos de atuação que temos por aqui.”


Desde a sua fundação, a INIT tem como propósito contribuir com a evolução do Open Finance enquanto representante das ITPs perante o Banco Central e em colaboração com outras associações e a indústria. Com a participação oficial na estrutura do Open Finance, a INIT dá um passo muito importante para contribuir com o avanço das discussões e melhorias sobre o tema no sistema financeiro brasileiro. 




3 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
crowdtech
bottom of page