Standard Chartered e OKX lançam um programa de réplica de colaterais líder mundial
- Fincatch
- há 3 dias
- 3 min de leitura

O Standard Chartered e a OKX, exchange de criptomoedas líder e empresa global de tecnologia on-chain, anunciaram hoje o lançamento de um programa de réplica de colaterais pioneiro no mundo, que permite a clientes institucionais utilizarem criptoativos e fundos de mercado monetário tokenizados como colateral fora da exchange para negociações. Essa iniciativa melhora significativamente a segurança e a eficiência de capital para clientes institucionais, ao utilizar um banco de importância sistêmica global (G-SIB) como custodiante de seus colaterais.
"Entendemos a importância de soluções de custódia robustas e seguras, especialmente no cenário em constante mudança dos ativos digitais, e nossa colaboração com a OKX para permitir o uso de criptoativos e fundos de mercado monetário tokenizados como colateral representa um passo importante para fornecer aos clientes institucionais a confiança e a eficiência que necessitam. Com nossa infraestrutura de custódia, garantimos os mais altos níveis de segurança e conformidade legal, promovendo maior confiança no ecossistema de ativos digitais.”Afirma Margaret Harwood-Jones, diretora global de Serviços Financeiros e de Valores do Standard Chartered.
A capacidade de réplica de colaterais foi lançada em formato piloto, dentro do arcabouço regulatório da Autoridade Reguladora de Ativos Virtuais de Dubai (VARA), e permite que os clientes se beneficiem de uma maior proteção contra o risco de contraparte – uma preocupação relevante no atual mercado de ativos digitais. O Standard Chartered atua como entidade custodiante independente e regulada no Centro Financeiro Internacional de Dubai (DIFC), supervisionado pela Autoridade de Serviços Financeiros de Dubai, garantindo o armazenamento seguro dos ativos usados como colateral. Já a OKX, por meio de sua entidade regulada pela VARA, gerencia os colaterais e facilita as transações. A Franklin Templeton será a primeira de uma série de fundos de mercado monetário a serem oferecidos no âmbito do programa OKX-SCB.
“Agora que o ecossistema de ativos digitais está cada vez mais integrado às finanças tradicionais, nos esforçamos para impulsionar o crescimento e, ao mesmo tempo, proteger os ativos dos clientes da forma mais eficiente possível em termos de capital. Graças à posição do Standard Chartered como líder global em custódia e ao protagonismo da OKX no mercado de trading cripto, esta parceria estabelece um novo marco no setor, permitindo que clientes institucionais atuais e futuros mobilizem capital de forma ampla e em um ambiente de confiança.”Segundo Hong Fang, presidente da OKX.
A Franklin Templeton, reconhecida líder em tokenização e ativos do mundo real (RWA), continua inovando ao utilizar a tecnologia blockchain para oferecer soluções de ponta a clientes e consumidores. Com essa colaboração, os clientes da OKX terão acesso aos ativos on-chain desenvolvidos pela equipe de ativos digitais da Franklin Templeton, integrando-os perfeitamente às suas estruturas financeiras e operacionais.
“Com a tecnologia blockchain, nossa plataforma é projetada para apoiar um ecossistema financeiro dinâmico e em constante evolução. Adotamos uma abordagem prática, que vai desde investimentos diretos em ativos blockchain até o desenvolvimento de soluções inovadoras com nossa equipe interna. Ao garantir que os ativos sejam criados on-chain, asseguramos a propriedade real, o que permite sua movimentação e liquidação na velocidade da blockchain, eliminando a necessidade de infraestrutura tradicional.”Afirma Roger Bayston, diretor de Ativos Digitais da Franklin Templeton.
A Brevan Howard Digital, divisão especializada em cripto e ativos digitais da Brevan Howard – um dos principais gestores globais de investimentos alternativos – é uma das primeiras instituições a aderir a este programa pioneiro, destacando a importância de que um banco internacional de grande porte e uma exchange global renomada ofereçam essas opções.
“Este programa é o mais recente exemplo da contínua inovação e institucionalização do setor. Como investidor relevante no espaço de ativos digitais, estamos entusiasmados em nos associar a líderes da indústria para impulsionar o crescimento e a evolução do ecossistema cripto em escala global.” Comenta Ryan Taylor, chefe do grupo de compliance da Brevan Howard e diretor de operações da Brevan Howard Digital.
コメント